Com objetividade e clareza, nenhuma empresa adota ou planeja adotar o sistema de franchising, sem pensar em crescimento, em expansão, em colocar suas marcas nos mais diversos locais, no entanto, há sempre o dilema: “cresço ou me organizo”?
A perseguição pelos dois objetivos deverá ser constante, pois crescer de forma desordenada, é certo que não será um processo sustentável, por outro lado, faz-se necessário policiar o quanto planeja, projeta, pensa e não “vai ao combate”.
A expansão em redes de franquias, objetivo natural do empreendedor, além de depender de um sistema que ofereça um produto ou serviço atrativo e com competitividade no mercado, tem como necessidade o planejamento de seu crescimento.
Alguns fatores necessários a este planejamento
Arcabouço jurídico
O contrato de franquia utilizado pela empresa franqueadora prevê situações pertinentes a territorialidade, abertura de novas unidades pelo mesmo franqueado, situações que envolvam a distribuição e venda dos produtos e serviços em caráter exclusivo ou não exclusivo pelo franqueado, infrações que possam comprometer o sistema, desenvolvimento de fundo de publicidade ou taxa de propaganda, condições necessárias a renovação contratual e atendimento as situações expostas na lei 8955/94?
Estrutura de apoio
Esta expansão prevê quando e quanto precisarei em minha estrutura de apoio a atividade fim de franqueamento? Situações como consultoria de campo, perfil desta consultoria, número de unidades por profissional de campo, despesas de deslocamento e hospedagem deste profissional (esta situação também deverá estar prevista no contrato de franquia), regionalização da consultoria ou mesmo contratação de empresa especializada neste tipo de atividade, desenvolvimento de um SAF (Serviço de Apoio ao Franqueado) e suas atribuições.
Estrutura comercial para atendimento ao franqueado e do departamento de expansão
São situações distintas, afinal, para atendimento ao franqueado faz-se necessária a composição de uma equipe comercial, que por vezes é função que pode ser também atribuída a consultoria de campo, ainda que nesta situação existam muitos fatores a serem levados em consideração e também a estrutura de atendimento do departamento de expansão da empresa, pois se é elaborado um plano de expansão, é necessário ter uma equipe para o cumprimento deste plano dentro das estratégias traçadas pela organização.
Terceirização
Faço expansão internamente ou contrato uma consultoria especializada? Importante a avaliação de prós e contras neste sentido que deverão ir além do valor que pode ser cobrado pela consultoria, mas sua capacidade e credibilidade ou mesmo a necessidade de sua atuação na prospecção de novos franqueados ou somente o apoio na definição do plano de expansão.
Estrutura de fornecedores e logística para atendimento à rede
Um dos pontos cruciais para o franqueado é contar com abastecimento de seu produto ou insumos necessários para prestação de serviços. O franqueador, coloca-se em posição de alto risco quando deixa de atender seu franqueado neste aspecto.
Áreas para expansão
Ora, como tenho duas unidades em Porto Alegre, por exemplo, e abro a terceira unidade em Manaus ou Fortaleza? Consigo entregar meu produto? Prestarei apoio através da consultoria de campo?
Conclusão
Percebemos alguns dos pontos importantes a serem levados em consideração na hora de planejar e executar sua expansão, o que muitas vezes passa sim, pelo momento de decisão em “fazer acontecer” e corrigir desvios ao mesmo tempo.
O desafio é a busca do equilíbrio, no entanto, adaptando um ditado popular,”quem pensa muito não empreende”, então, planeje sim, mas faça acontecer!
Analise, informe-se e faça bons negócios! E, caso tenha algo a acrescentar, deixe o seu comentário abaixo!
Arlan Roque
Gerente de Expansão e Novos Negócios na franquia Cacau ShowEspecialista em franchising e Gerente de Expansão de franqueadora líder no segmento de chocolates finos, com mais de 2.000 unidades no Brasil. Além de diversos cursos na área, foi membro da primeira turma do MBA em Gestão de Franquias pela Fundação Instituto de Administração em parceria com a ABF. Colunista sobre assuntos ligados ao Franchising e instrutor da Academia do Franchising pela ABF/ESPA.
Artigos Relacionados
CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.