Todas as Franquias

Afinal, quais as vantagens em delegar a gestão da expansão a uma empresa de consultoria?

Compartilhe esse artigo!
Por  Luis Henrique Stockler  |  Consultor de Franquias Publicado em 22 de maio de 2014 | Atualizado em 02 de setembro de 2019

gestao-da-expansaoFamosa, a máxima que diz que “sonho que se sonha junto, vira realidade”, também serve de exemplo para os franqueadores que almejam crescer e contar com o apoio externo de uma consultoria especializada. Mas, afinal, quais as vantagens de delegar a gestão da expansão à estas empresas?

Se a marca visa abrir novas frentes, de maneira estruturada e evitando as estatísticas com alto índice de unidades fechadas precocemente, a saída é investir e planejar a expansão. Para tanto, é importante contar com o apoio de uma equipe altamente capacitada que pode ser tanto interna como externa (consultorias especializadas), para que, juntamente com os idealizadores do negócio, o projeto crie corpo e se sustente a longo prazo.

Tal ampliação deve ocorrer quando as empresas estiverem com o negócio devidamente estabelecido, para que o modelo de crescimento adotado seja replicável, compatível e aceito pelo mercado. Nada de sair franqueando a marca sem testá-la previamente e com, pelo menos, uma unidade em operação por no mínimo um ou dois anos.

Passada essa fase, a companhia pode optar por executar a gestão da expansão internamente ou delegar a atividade às consultorias experientes. Tanto num modelo, quanto no outro, o importante é acompanhar, medir e fazer a seleção de candidatos e de ponto de acordo com o plano inicial. Muitas vezes, a complexidade dos processos de cada empresa acaba influenciando tais ações e, para não prejudicá-la, recomenda-se a sua terceirização.

Dessa forma, para que este plano surta o efeito desejado, é necessário estabelecer uma série de ações a serem cumpridas a curto e médio prazos.  A equipe à frente da expansão precisa fazer uma imersão para a realização de uma análise detalhada que resultará na definição de critérios para a seleção dos mercados prioritários para a rede. Esses mercados são compostos por cidades, número de habitantes, perfil do consumidor, ano que este alvo será atingido, quantidade de unidades a serem abertas e potenciais de crescimento econômico.

Ter a orientação correta para a execução desse trabalho acaba por auxiliar a empresa a enxergar diversos outros detalhes: visão ampla da operação, avaliação sólida do mercado, entre outras. Ou seja, é um trabalho conjunto, enquanto um lado tem o know why (conceito da marca, objetivo, posicionamento, inovação), o outro tem o know-how (como expandir, para onde crescer, quem selecionar etc).

A operação de expansão é complexa e para ser bem sucedida é necessário organizar as informações técnicas, como: investimento total, tipo de equipamentos, tempo de reforma e construção de uma unidade, treinamentos previstos para o franqueado e equipe operacional, além da ficha técnica de implantação. Tudo deverá ser bastante detalhado para conseguir envolver todas as áreas, que devem ser apoiadas, junto com a área comercial, ao oferecer confiança no trabalho prestado.

Ainda dentro do trabalho de expansão, alguns fatores devem ser priorizados quando a oferta da empresa ao mercado se dá por franquias, como o investimento necessário do franqueador para atingir suas metas, contratação de funcionários, produção, treinamento de equipes e instalações, de acordo com o tamanho e tipo de cada unidade a ser aberta, modelos jurídicos a serem adotados, definição do perfil do novo franqueado e a análise do investimento em toda unidade para que a relação franqueado-franqueador seja proveitosa e gere resultados satisfatórios para ambos os lados.

Sob a ótica da terceirização, há diversas vantagens em contratar um serviço de consultoria para auxiliar na expansão ao invés de fazê-la internamente, e esses benefícios englobam de técnicas a processos. Entre eles, está a experiência em desenvolver a estratégia de expansão considerando a capacidade de operação de cada negócio; ter uma equipe focada e dedicada na expansão, com foco na prospecção do candidato ideal para a operação; estabelecer relacionamento constante com empreendimentos e shoppings centers; liberar o cliente deste trabalho de modo que fique focado na gestão e operação da franquia; não ter os gastos relacionados à equipe interna; participação nas principais feiras de franquia nacional e internacional com o investimento reduzido; busca de prospects por meio de extenso banco de dados; investimento em marketing e mídia especializada para expansão do negócio; e a possibilidade de contar com profissionais qualificados no assunto com vasto conhecimento das diferentes regiões e peculiaridades comercias de cada mercado.

Confiando, acompanhando e alinhando todas as etapas com a consultoria de sua preferência, o empreendedor evitará a temida sensação de insegurança e poderá colher somente os bons frutos de sua colheita em equipe no futuro. O plano de expansão será finalizado com sucesso e todos poderão desfrutar do sonho que, construído em conjunto, acabou se tornando realidade.

Luis Henrique Stockler

Consultor de Franquias

Graduado em Administração de Empresas pela FGV, especializado em Marketing pela ESPM e MBA’s de Gestão pelo ITA/ESPM. Palestrante credenciado na ABF e, na área acadêmica, ministra aulas de gerenciamento de franquias e marketing na FIA/PROVAR e gerenciamento imobiliário para varejo na FGV-SP.

CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.