Como investir em uma franquia e se tornar um empreendedor de sucesso

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 12 de junho de 2015  |  Atualizado em 7 de maio de 2018

investir-em-uma-franquiaEmbora investir em uma franquia com um modelo de negócio já testado e bem sucedido ofereça mais segurança para novos franqueados iniciarem suas atividades, para alcançar o sucesso é preciso ter perfil empreendedor. Você não pode se acomodar com todas estas vantagens e deve batalhar muito para vencer.

Ter perfil empreendedor é fundamental

Antes de investir em uma franquia, é muito importante fazer uma autoanálise para identificar se você realmente tem o perfil certo para gerir seu próprio negócio ou se é mais habilidoso para outras formas de trabalho.

Você precisa saber se está disposto a se dedicar mais do que como fazia como funcionário, ter certeza sobre sua habilidade de automotivação, ter flexibilidade e estar apto para gerenciar problemas com equipe de funcionários, por exemplo.

Para saber mais sobre como avaliar o seu perfil, leia nosso artigo “Como avaliar se tenho ou não aptidão para ser um empresário franqueado”.

Prefira investir em uma franquia que vai te fazer feliz

Apesar de existirem opções de negócios promissores, franquias que estão na moda e muitos outros extremamente lucrativos, você não deve se orientar apenas pelo incentivo financeiro, pois isto, cedo ou tarde, te deixará frustrado.

O caminho do sucesso é escolher o modelo de franquia que atue em um mercado com o qual você se identifica. Mesmo que aparentemente seja menos lucrativo que outras opções, com sua motivação e identificação com o mercado, você poderá facilmente superar estas diferenças e conquistar resultados ainda mais surpreendentes que os alcançados por outros franqueados.

Dedique-se e otimize seu tempo de trabalho

Antes de começar a sonhar com a abertura de sua franquia, tenha certeza que precisará trabalhar muito mais do que vem fazendo hoje, pois um franqueado de sucesso tem a dedicação como mandamento principal.

Não existe uma regra de horas a serem seguidas, mas quem pensa que, por ter seu próprio negócio, poderá abrir mão do trabalho e delegar todas as tarefas está completamente enganado.

Caso você seja um profissional que já está pré-disposto para encarar estes desafios e se identifica com este perfil de trabalho, entenda que também será preciso retirar momentos para descansar. Para conquistar isto, o segredo é otimizar suas horas de trabalho, estabelecendo uma rotina básica de trabalho e seguindo-a, até adquirir o ritmo de gestão do negócio.

Atenção no planejamento financeiro

Você conhece o ditado: “O seguro morreu de velho”? Pois bem, o que ele nos ensina é que devemos sempre nos precaver, para evitar surpresas desagradáveis e fora de controle.

Como os tipos mais desagradáveis de surpresas são as financeiras, comece tomando muito cuidado com suas economias desde o início. Siga dicas básicas fundamentais como:

  • Analise bem o mercado no qual vai entrar antes de tudo
  • Busque opções de franquias abaixo do seu orçamento total
  • Nunca aplique integralmente suas economias na compra da franquia
  • Reserve uma margem de capital para emergências
  • Evite retirar dinheiro da franquia antes da estabilização do negócio

Busque ajuda e estude constantemente

Tenha em mente que conhecimento é e sempre será um artigo valioso. Nunca fique muito tempo sem pesquisar sobre o mercado e estudar sua concorrência. Você também precisa documentar suas análises e criar comparações periódicas, para entender a evolução do mercado e elaborar estratégias adequadas.

Não se limite às informações passadas pelo franqueador. Mantenha-se atualizado por conta própria, lendo notícias, livros, artigos e blogs especializados como o do MaisFranquia.com, e acompanhe novidades que podem fomentar suas próximas ações e investimentos.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade