O número de mulheres no mercado de trabalho não pára de crescer e no universo das franquias esta realidade também segue ascendente. De acordo com um levantamento realizado pela Rizzo Franchise, dos 56 mil empreendedores donos de franquias no Brasil, 42% é formado por franqueadas.
Além do avanço no número de proprietárias de franquias, a mesma pesquisa também constatou que o público feminino neste setor fatura, no total, 32% a mais do que os homens. Além disto, a rentabilidade das suas franquias fica 28% acima dos negócios liderados por homens.
Grandes empreendedoras e com um perfil de sucesso ideal para se tornarem franqueadas, de acordo com a opinião de especialistas, elas costumam, se sobressair antes mesmo da abertura do seu negócio, apresentando ótimo desempenho durante o processo seletivo.
Isto porque são mais atentas, disciplinadas para participar dos programas de treinamentos, são mais flexíveis, possuem postura mais estável junto a sua equipe de funcionários e acompanham ainda mais de perto todo o processo de gestão de suas franquias, quando em comparação com os homens.
Destaques da liderança feminina nas franquias
Atualmente há pelo menos 23 mil mulheres operando franquias. Sobre o perfil delas, a maioria possui idade entre 36 e 45 anos e, de acordo com as franqueadas entrevistadas pela Rizzo, as principais razões para terem optado pela abertura de uma franquia, podem ser classificadas em quatro motivos principais:
- Suporte do franqueador para as operações
- Apoio oferecido para definir localização para instalação do negócio
- Maior segurança em comparação a abertura de um negócio próprio do zero
- Possibilidade de conciliar o trabalho com a família, trabalhando mais próxima de casa e com melhor flexibilidade
Além do resultado positivo, há expectativas ainda mais promissoras, que indicam a possibilidade de aumento do número de donas de franquias, em um futuro próximo. A estimativa é que seja ultrapassada a marca de 48% do total de franquias nacionais.
Principais diferenciais das franqueadas
As mulheres se destacam por apresentarem algumas características pessoais e profissionais que sobressaem diante do mercado. Algumas das principais, ideais para o sucesso no franchising são:
Maior foco
Quando as mulheres estão realmente interessadas no negócio, são persistentes e vão fundo até conseguir o que desejam. Mesmo diante de rotinas com múltiplas responsabilidades elas conseguem manter o foco no desenvolvimento de suas franquias.
Auto motivação elevada
Elas também sobressaem por buscarem o resultado e a satisfação, antes mesmo da recompensa financeira. Desta forma, conservam o moral elevado e conseguem desenvolver suas franquias com maior atenção aos detalhes e grande estabilidade.
Não são dependentes de muito estímulo
Durante a busca do sucesso profissional, as empreendedoras lidam de forma independente na gestão de seu negócio e na sua administração, encarando facilmente os desafios com auto motivação.
Poder de decisão
As mulheres, devido às necessidades rotineiras que as impulsionam a tomarem múltiplas decisões e assumirem inúmeras responsabilidades, acabam se tornando especialista para resolverem problemas.
Curiosidade
Como ouvem mais e possuem habilidades particulares para desenvolver empatia em seus relacionamentos, as mulheres conseguem se destacar um pouco mais do que a maioria dos homens, na construção de relacionamentos com clientes e com os membros da sua própria equipe.
Equipe MDS Franchising
Artigos Relacionados
CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.