Como selecionar boas franquias de roupas

Rafael MarinhoPor Rafael Marinho   |Comprar Franquia
Diretor de Marketing na MDS Franchising

Publicado em 7 de julho de 2014  |  Atualizado em 10 de maio de 2018

franquias-de-roupasEscolher um segmento de franquia para investir nem sempre é fácil. Se você já fez a sua escolha e está decidido(a) a investir em franquias de roupas parabéns, você cumpriu uma importante etapa do processo de pesquisa por uma franquia e está optando por um ótimo segmento de atuação. Agora você está prestes a iniciar a mais difícil etapa deste processo que é a escolha pela marca.

Porém, não se preocupe, esse artigo servirá como um super guia de como selecionar boas franquias dentre as diversas opções existentes no mercado. Não tenho a pretensão de fazer um Guia Definitivo sobre o assunto e sim um Guia Completo, com o maior volume de informações relevantes possíveis e que de fato oriente você, empreendedor, que está em busca de uma franquia de roupas, sobre como proceder durante o processo de escolha.

Continue lendo esse artigo para saber como identificar boas franquias de roupas dentre as diversas opções do mercado. Nesse artigo você irá saber mais sobre:

  • Por que optar por franquias de roupas?
  • Como decidir por qual ramo dento deste segmento optar (ex: moda jovem, moda praia, moda íntima, etc)?
  • Onde buscar informações e conhecer marcas?

Parece interessante? Continue lendo.

Por que optar por franquias de roupas?

Ao optar por investir em uma franquia você é livre para escolher pelo segmento que bem entender. Porém, geralmente esta escolhe ocorre por afinidade, que no caso das franquias de roupas ocorre quando o candidato a franqueado tem ou teve alguma ligação com o segmento de moda.

Esta ligação pode se dar de diversas formas, uma delas é o próprio candidato já ter trabalhado para uma loja de roupas. Neste caso ele já tem total aval para optar pelo segmento pois provavelmente já conhece a operação de uma loja deste setor e, isto torna-se ainda mais evidente, caso este candidato tenha ocupado cargos de gerência.

Cabe então a este candidato, analisar como foi a sua experiência enquanto trabalhava nesta loja e analisar também se gostaria de viver novamente esta experiência, desta vez, ciente de uma maior responsabilidade, pois estará à frente de toda uma operação de loja, como franqueado de uma marca.

Como decidir por qual ramo dento deste segmento optar?

A opção pelo ramo ocorre, geralmente, também por afinidade. Se o candidato a franqueado trabalhou por anos em uma loja de moda íntima, por exemplo, é natural que ele opte por este segmento.

Porém se o candidato não teve nenhuma outra experiência anterior no segmento não significa que franquias de roupas não sejam indicadas.

Franquias de roupas são franquias como qualquer outra e nada que espírito empreendedor, humildade para aprender e, sobretudo, vontade de fazer acontecer não façam deste candidato um excelente franqueado.

Para estes candidatos é recomendado que se faça uma análise criteriosa de cada um dos ramos de atividade existentes no segmento de franquias de roupas. Esta análise deve levar em conta fatores como:

  • Capacidade de investimento: – “dentro deste ramo de atividade existem franquias que cabem no meu bolso?”;
  • Afinidade com o ramo de atividade: – “qual a minha real ligação com este ramo de atividade? Sou usuário de produtos deste ramo? Se não, terei um sócio(a) que seja usuário(a) dos produtos?”
  • Ramo de atividade x Local pretendido para instalação da franquia: – “o ramo de atividade é um ramo carente de boas marcas e com grande potencial de consumo na região e/ou cidade na qual pretendo instalar a franquia?”

Após refletir cuidadosamente a cerca de cada uma das questões acima você certamente será capaz de avançar um pouco mais rumo a escolha da marca que melhor se enquadra em seu perfil financeiro e profissional, bem como no local escolhido para instalar a franquia.

Onde buscar informações e descobrir marcas?

Para obter mais informações e descobrir marcas, o melhor caminho é a internet. Afinal, nos dias atuais quase 100% das marcas franqueadoras possuem websites logo, recorrer a eles para buscar informações iniciais e para conhecer produtos é uma excelente alternativa. Mas como chegar ao site de marcas que não têm presença marcante na mídia, mas que podem ter produtos de qualidade e ótima estrutura para atendimento a uma rede de franquias.

Comece sua pesquisa no Google pela palavra-chave “franquia de + ramo de atividade” (moda feminina, moda infantil, moda infanto-juvenil, moda íntima, moda masculina, moda unissex, sportwear, etc.). Pesquisas como esta permitirão a você conhecer excelentes marcas, tão boas quanto grandes marcas de destaque na mídia, como por exemplo, a franquia de moda íntima Mardelle.

Após seguir os passos acima tenho a plena convicção de que você será capaz de identificar o ramo de atividade com o qual irá trabalhar bem como selecionar as marcas de franquias de roupas com as quais você teve uma maior identificação para que a partir daí tire suas próprias conclusões, sempre levando em conta fatores importantes como: viabilidade financeira da franquia e estrutura da empresa franqueadora.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade