Ao perguntar para inúmeros candidatos a franquia qual a principal razão em querer comprar uma franquia as respostas são sempre as mesmas: “Quero ter a possibilidade de acesso aos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de experiência dessa rede, assim certamente errarei menos e terei maiores chances de ser bem sucedido”. Ou seja, ele quer ter acesso ao know-how do franqueador.
Como podemos verificar esse novo franqueado não sabe como funciona o dia- a-dia da rede de franquias e deverá se capacitar ter acesso ao máximo de informações para ser bem sucedido no seu negócio.
Sendo assim, é papel do empresário franqueador replicar todo esse conhecimento ao seu franqueado e sua respectiva equipe de colaboradores. Deverá disponibilizar vasto treinamento ao franqueado para capacitá-lo a operar sua unidade de negócios.
Especialistas afirmam que se pode dividir o treinamento para franquias em três etapas, que são: Treinamento Inicial, Treinamento de Manutenção e Treinamento Específico. Onde:
Treinamento Inicial: Prepara esse novo franqueado e sua equipe para iniciar a operação do negócio;
Treinamento de Manutenção: Ajuda na manutenção do padrão da rede;
Treinamento Específico: Auxilia em alguma ação pontual sobre um novo produto ou serviço.
Porém, tão importante quanto saber “Como treinar” é saber “Pra Quem Treinamos”.
Pois, não podemos pensar em atender os clientes de hoje e suas demandas da mesma maneira que fazíamos no passado. O antigo consumidor convivia com uma escassez de ofertas de produtos, marcas e lojas e um mínimo de informações sobre empresas e produtos disponíveis.
Hoje o cenário é completamente diferente. O consumidor tem várias opções de produtos de diversas marcas diferentes e muita informação ao seu dispor. Esse cliente chega no ponto de vendas muito mais “preparado” que muitos vendedores. Isso tem mudado a forma das empresas interagirem com esse cliente no ponto de venda. Passou de uma estratégia de diferenciação para uma estratégia de sobrevivência.
Hoje vivemos os efeitos da cauda longa e do novo consumidor “empoderado”.
O franqueador sabe que para sobreviver precisará capacitar constantemente o seu franqueado e, hoje, graças ao crescente uso da tecnologia, tem ao seu alcance diferentes plataformas de capacitação à distância que possibilitam oferecer, mais facilmente, conteúdos e estratégias pedagógicas para transmitir esses conhecimentos.
Para capacitar franqueados procure ajuda de especialistas que desenvolverão conteúdo relevante e atraente. Transmitidos de maneira eficiente para que sejam facilmente aprendidos.
O foco é capacitar e não somente treinar. O novo consumidor requer pessoas preparadas para atendê-los.
E como podemos notar seu franqueado conta com esse know-how para ser bem sucedido e, portanto, cabe a você, franqueador, estar preparado para não frustrar essas expectativas.
Silvio Costa
Consultor de FranquiasHá mais de 12 anos tem trabalhado em empresas Nacionais e Multinacionais que atuam com foco em Franchising e Varejo de Bens de Consumo e Serviços. Possui forte experiência em Expansão de Redes de Negócios, Gestão Operacional, Gestão de Vendas e Gestão Financeira. Administrador de Empresas, MBA em Varejo pela Fundação Instituto de Administração FIA/USP e Especialista em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Artigos Relacionados
CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.