Como ser um franqueado com várias franquias?

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Comprar Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 18 de setembro de 2015  |  Atualizado em 30 de abril de 2018

várias franquiasTransformar o sonho da independência financeira em realidade abrindo uma franquia já é um grande passo, mas para um verdadeiro empreendedor não é o ponto final. Após conquistar o sucesso da primeira unidade, a ambição de crescer pode levar o franqueado a abrir várias franquias.

Este processo de investimento pode transformar um simples franqueado em um multi-franqueado, tornando-o dono de diversas unidades, uma tendência que já está consolidada em países como os Estados Unidos e que vem ganhando espaço a cada dia também no Brasil.

Porque apostar em multifranquias é uma boa opção?

As franquias são, sem dúvida, uma das melhores alternativas de investimento para quem deseja abrir o próprio negócio, pois por serem modelos de empresas mais eficientes, estruturadas e de sucesso já comprovado, elas tendem a ser mais resistentes às adversidades.

Em tempos de crise, com a desaceleração da economia, por exemplo, como contam com um planejamento mais estruturado, marca e uma presença em rede mais sólida em comparação a empresas individuais, as franquias conseguem driblar as dificuldades financeiras de forma mais estruturada que estes negócios independentes.

Além destas vantagens, novos empreendedores que pretendem seguir pelo caminho de abrir uma ou mais franquias, ainda contam com facilidades e melhores condições de financiamento junto aos bancos e instituições financeiras.

Em muitos casos, para conseguir recursos para a abertura ou para outras oportunidades de investimento, estas instituições chegam a flexibilizar as condições e exigências para concessão de crédito para franqueados, o que é menos comum para empresas independentes.

Quem deve investir em várias franquias com segurança para ter sucesso

Em muitos casos, se apressar para lançar um segundo negócio sem estar completamente adaptado à rotina de franqueado e com a rotina de gestão completamente sob controle, pode acabar gerando grandes prejuízos e decepções.

Apesar de ser um caminho promissor e lucrativo, para se tornar um multi-franqueado é preciso atingir um nível de excelência operacional em sua primeira franquia.

Outro ponto também fundamental para quem pretende investir em muitas franquias é o fato de que o multifranqueado, além das habilidades de gestão, precisa de muita disponibilidade para aprender, se adaptar e coragem para inovar.

Um multifranqueado também precisa estar atento aos movimentos e oportunidades do mercado, avaliando além das informações e novidades do setor no qual atua, já que entre as alternativas para investir estão marcas sinérgicas ou segmentos variados, que permitirão diversificar seus investimentos em setores diferentes para alcançar maiores resultados e rentabilidade.

Cuidados antes de empreender com várias franquias

Antes de optar por investir em outras franquias, verifique a opinião do seu primeiro franqueador sobre isto, pois apesar desta prática ser comum, há muitas redes que exigem franqueados com o perfil “barriga no balcão”, que esteja presente e dedicado integralmente ao negócio.

Jamais abra uma franquia concorrente ao seu negócio atual, pois isto infringe as regras previstas no contrato da franquia, que em geral impede o lançamento de negócios concorrentes, até mesmo por alguns anos após o fim do contrato.

Caso abra uma nova franquia da mesma marca, muita atenção à escolha do ponto comercial, para não canibalizar a própria loja, estabelecendo uma concorrência direta entre suas unidades.

Desenvolva uma equipe capacitada e de confiança para garantir que a condução das franquias mantenha-se em ordem, mesmo sem a sua presença. Mas atenção: nunca deixe de acompanhar diretamente a gestão das suas franquias.

Quer saber mais sobre este assunto e aprender Como se tornar um multifranqueado de sucesso? Aproveite para acompanhar todos os nossos artigos sobre este tema e invista em franquias com segurança.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade