7 dicas de ouro para aprimorar o processo de vendas de franquias

Redator MDS FranchisingPor Redator MDS Franchising   |Vender Franquia
Equipe Editorial MaisFranquia.com

Publicado em 27 de janeiro de 2015  |  Atualizado em 26 de março de 2018

vendas-de-franquiasTodo franqueador tem como meta o desenvolvimento do seu negócio, e se tem um índice que representa claramente a evolução da sua rede é a quantidade de novas franquias abertas. Por isto, investir no aprimoramento do processo de vendas de franquias é uma estratégia fundamental para o sucesso.

Sabendo da importância deste tema, separamos uma série de dicas que serão capazes de fazer com que sua estratégia de captação de novos franqueados seja, praticamente, irresistível. Aprenda agora 7 passos para tornar as vendas de sua franquia mais eficientes.

1. Domine seu negócio antes de ofertar

Pode parecer uma afirmação absurda, mas realmente há muitos franqueadores que não se atentam a este detalhe e, motivados pela empolgação, acabam se antecipando e iniciando o processo de oferta de modo ainda prematuro.

Antes de iniciar a oferta é preciso estruturar cada uma das etapas deste processo, fazendo um mapa por escrito de cada uma das ações e critérios de avaliação dos novos franqueados. Especialmente para franquias que tem como foco a oferta de serviços, valorize seus diferenciais e crie um processo de oferta focado na agregação de valor.

É importante para o franqueador treinar a eficiência da oferta se colocando como principal vendedor antes de distribuir a missão aos demais representantes. Seja o modelo em eficiência, paixão e convencimento e construa seu exército de advogados da marca.

2. Delimite bem o seu público-alvo

O conhecimento sobre o perfil do público-alvo é fundamental para adequar as vendas de sua franquia aos reais interesses e necessidades dele, aumentando, assim, significativamente o poder de conversão em resultados. Evite estratégias genéricas, mantenha o foco e verá o quanto trabalhar com nichos é muito mais lucrativo.

3. Foque sempre no desejo do cliente

Embora sua intenção seja a venda do seu modelo de franquia, o foco do projeto, na realidade, é no comportamento e nas motivações de compra do seu futuro franqueado. Após refinar seu alcance e conhecer bem o perfil do seu candidato a franqueado ideal, desenvolva empatia e ponha-se no lugar dele para entender melhor sobre o que realmente é relevante no processo de tomada de decisão.

4. Torne a equipe “UMA SÓ”

Você já aprendeu anteriormente que possui a responsabilidade de ser o modelo, o motivador e grande exemplo. Mesmo quando o processo de expansão da rede estiver maior e precisar aumentar o número de vendedores, não perca o foco do processo de vendas de sua franquia.

Transmita a paixão pelo negócio e semeie o espírito de compromisso, fazendo com que todos os seus vendedores sejam réplicas do seu exemplo e valiosos defensores da sua franquia.

5. Acompanhe e avalie o processo de vendas

Nunca se descuide do processo de vendas. Para ajudar no controle, procure documentar as ações e etapas, as impressões e resultados de cada vendedor, para assim poder desenvolver um lead de marketing de sucesso.

Periodicamente avalie o desempenho e o método, pois poderá ser necessária a realização de algumas modificações para manter as vendas de sua franquia atuais e eficientes.

6. Defina etapas claras e metas objetivas de conversão

A clareza nas etapas de oferta construídas com o passo a passo indicado anteriormente que compreende as ações de: Definição de nicho, Conhecimento do público, Formulação da proposta adequadamente e Formação e capacitação de uma equipe de vendas eficiente. Tudo isso será suficiente para estruturar claramente as etapas de oferta.

Este detalhamento permitirá a você, franqueador, estruturar o seu funil de vendas – processo que representa o ciclo completo desde a captação até a efetivação do negócio.

Conseguindo montar esta base, dentro de cada etapa do funil, será possível elaborar uma série de instruções e atividades a serem performadas.

7. Avalie os feedbacks e aprimore as vendas de sua franquia

Após a estruturação do seu funil de vendas, o domínio de todo o processo, do planejamento à conversão e a consciência da necessidade de aprimoramento das etapas, o investimento na melhoria do ciclo nunca poderá ser interrompido.

Periodicamente, além da verificação interna do processo junto a sua equipe de vendas, não deixe de consultar também seu público-alvo e clientes convertidos. Entender o ponto de vista do novo franqueado, compreendendo como foi para ele cada uma das etapas, será uma arma valiosa para manter um fluxo de vendas ativo e permanentemente bem sucedido.

conteúdo em primeira mão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade